quarta-feira, 20 de maio de 2015

Daniela Mercury e esposa participam de seminário LGBT na Câmara

Evento é organizado por deputados ligados à temática dos direitos humanos como Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF). Deputados reclamam de "censura" na Casa


                                                 Daniela e a esposa, a jornalista Malu Verçosa. Foto: Divulgação/Jjean Wyllys

Começou há pouco o XII Seminário LGBT da Câmara dos Deputados. O evento foi aberto pela cantora baiana Daniela Mercury, que executou o Hino Nacional. Ela participa da mesa de abertura do seminário acompanhada pela esposa, a jornalista Malu Verçosa. Organizado por parlamentares ligados ao tema dos Direitos Humanos, o seminário teria enfrentado resistência por parte do atual presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de acordo com os organizadores.

Pelas redes sociais, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) disse que a Câmara se recusou a imprimir convites e distribuir e-mails com convites para o seminário, pelos canais institucionais. A colagem dos cartazes do seminário, que estampam um beijo entre Daniela e a companheira, também teria sido vetada dentro da Casa. Formalmente, o seminário é sediado pela Comissão de Legislação Participativa (CLP), ao contrário do que geralmente ocorre. %u201CVamos tentar aprovar hoje à tarde o requerimento na Comissão de Direitos Humanos. De dezoito deputados, uns treze são fundamentalistas%u201D, disse a deputada Erika Kokay (PT-DF), que participa da organização do seminário.

%u201CO próprio presidente dessa Casa (Cunha) tem se comportado dessa maneira. Ele fez uma articulação política que promove o ódio. Não só na forma como ele pauta os projetos aqui dentro, mas também na forma como ele age fora daqui%u201D, disse Wyllys. Na fala de abertura, Wyllys exibiu trechos de um vídeo em que Cunha atribui a ele e a Erika a autoria de um projeto que supostamente %u201Cpermite às crianças mudar de sexo sem a autorização dos pais%u201D, durante uma conversa com estudantes.

Também participam da mesa de abertura o coordenador-residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek; o presidente da Comissão de Legislação Participativa, Fábio Ramalho (PV-MG); e Weykman e Rogério Kosckek, um dos primeiros casais LGBT a obter na justiça brasileira o direito de adotar filhos. Países Baixos, Dinamarca e Bélgica e Finlândia também enviaram os embaixadores ao evento. O seminário segue ao longo da tarde desta quarta (20/5) e durante a quinta-feira (21/5), no auditório Nereu Ramos da Câmara. A entrada é livre.

Diario de pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário