segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Cavalo 'rei das pistas' cujo sêmen vale R$ 10 mil é orgulho do Brasil, diz dono

Holland Jeck, de Caruaru, é considerado o 'Rei' em corridas de vaquejadas.
Animal tem prêmios, conquistou fãs e recebe homenagens em todo o país.

Paula CavalcanteDo G1 Caruaru
Holland Jeck (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Holland Jeck é nome de leilão em Caruaru  (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Doze anos, cerca de 500 kg e vencedor 2014 do Campeonato Portal da Vaquejada. A descrição é de um animal que conquistou fãs em todo o país: o Holland Jeck. Considerado o "Rei das Pistas" de vaquejada, ele já ganhou campeonatos comparados ao "Brasileirão de Futebol". Hoje, aposentado das competições, o garanhão é nome de leilão e até ganhou uma vila. "Ele é o orgulho do Brasil", declara o empresário e proprietário do equino, José Arimateias de Lemos, de 49 anos.
O sêmen de Holland Jeck é vendido por R$ 10 mil a cobertura. Na primeira edição do leilão com o nome dele, foram 242 coberturas comercializadas durante uma vaquejada em Caruaru, no Agreste pernambucano. "Eu já tive muitos momentos com ele. E agora principalmente: não é porque ele deixou de correr vaquejada que ele vai deixar de proporcionar coisas boas", diz José.
Holland Jeck ganhou até uma vila em parque de vaquejada de Caruaru (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Holland Jeck ganhou até uma vila em parque de vaquejada de Caruaru (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
O dia a dia do "Rei das Pistas" conta com um tratador exclusivo. "O manejo que a gente faz é um manejo que a gente faz com qualquer outro cavalo. Come ração, tem suplementos. Ele está sempre sendo acompanhado pelo veterinário, que vê o peso, faz exames de sangue", detalha Katiana Almeida, empresária e esposa de José Arimateias.
Fã fez até tatuagem em homenagem a Holland Jeck (Foto: Reprodução/ Facebook)Fã fez até tatuagem em homenagem a Holland
Jeck (Foto: Reprodução/ Facebook)
Para ela, que considera o cavalo como um filho, é uma alegria ver a idolatria que os fãs de vaquejada têm por ele.  "A gente fica muito feliz em ver como Holland Jeck é conhecido a nível Brasil. Eu acho que por ele ficar quatro anos consecutivos entre os melhores, fez com que as pessoas conhecessem bastante a história e se apaixonasse também por ele. Pela beleza, pela raça, por ele ser o que ele é como competidor".
A admiração pelo animal é tão grande que tem até fã que faz tatuagem em homenagem ao garanhão. "Ver as pessoas tatuando a marca dele nos deixa muito felizes. A gente vê o quanto ele é querido".
O comerciante Genilson de Souza, de 31 anos, foi com o filho de quatro anos para ver o evento. Os dois são fãs de Holland Jeck. "A história desse cavalo é muito bonita", comenta.
Holland Jeck (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Holland Jeck tem 12 anos e conquistou diversos prêmios em competições (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Holland Jeck ganhou até uma vila em parque de vaquejada de Caruaru (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Entrada da vila Holland Jeck em um parque de vaquejada de Caruaru (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário