Operação deflagrada nesta quarta investiga crimes de intolerância esportiva.
Objetivo é cumprir 12 mandados de prisão e três de busca e apreensão.
Sedes de torcidas organizadas são alvo de uma operação deflagrada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), por meio da Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (28). A ação, chamada de Arquibancada, pretende cumprir 12 mandados de prisão e três de busca e apreensão no Recife, em Camaragibe e em Jaboatão dos Guararapes. Até as 10h, 11 pessoas já haviam sido presas.
Segundo o delegado Paulo Moraes, da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva, todos os presos têm envolvimento com torcidas organizadas. Eles, no entanto, não foram encontrados nas sedes dos órgãos; mas nas suas residências, situadas na Região Metropolitana do Recife. O delegado contou que materiais também foram apreendidos nesta manhã, mas os detalhes da operação só serão divulgados à tarde. "A operação ainda não terminou totalmente. Nós estamos fazendo a contabilização e ainda há mandados para serem cumpridos" explicou.
A Polícia Civil informou que a operação investiga crimes de intolerância esportiva e de porte ilegal de armas. O trabalho leva em conta três episódios diferentes: a briga entre torcedores que provocou a depredação de trens do Metrô do Recife em julho, antes e depois do clássico entre Náutico e Santa Cruz; a briga entre membros das torcidas organizadas do Santa e do Payssandu na frente do Estádio dos Aflitos, que teve até bombas estouradas na Avenida Conselheiro Ros e Silva em setembro; e a briga ocorrida após o jogo entre Sport e Atlético Mineiro no bairro dos Coelhos que acabou com confusão dentro do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
As investigações tiveram início há dois meses e foram comandadas pelo delegado Paulo Moraes, sob coordenação do delegado José Silvestre Jr., Diretor de Operações de Recursos Especiais (CORE) com apoio da Diretoria de Inteligência. O trabalho de campo realizado nesta quarta contou com a participação de 100 policiais civis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário